DIST RBIOS GASTRINTESTINAIS
GASTRITE: Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.
Etiologia: Ácido acetil-salicílico, antiinflamatórios, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas. Alimentos contaminados por germes, como bactérias (H. pylori), vírus etc. Má educação alimentar: comer rapidamente, alimentos muito condimentados etc.
Sinais e sintomas: Dor em região epigástrica (azia ou queimação), Perda do apetite, Eructação, Náuseas, Vômitos e Melena ou hematêmese.
Diagnóstico: Histórico clínico + endoscopia. Tratamento: Evitar uso de ácido acetilsalícilico, antiinflamatórios, álcool efumo. Cuidados no preparo e na conservação dos alimentos. Evitar uso de condimentos e outros irritantes a mucosa (pimenta, refrigerante, café etc). Tratar infecção por H. pilory.
ÚLCERA PÉPTICA:
É uma pequena ulceração que ocorre na mucosa do esôfago, estômago e duodeno, devido ao excesso de ácido clorídrico produzido no estômago e infecção por Helicobacter pylori.
Sinais e sintomas: Pirose, dor em região epigástrica que irradia para as costas, sialorréia, eructação, anorexia, náuseas, vômitos, hematemêse, anemia, perda de peso, melena.
Diagnóstico: Endoscopia e biopsia.
Tratamento: Medicamentoso: Antiácido e antiulceroso; Cirúrgico.
COLECISTITE: A colecistite é uma inflamação da vesícula biliar, um pequeno órgão em forma de saco, localizado no quadrante superior direito do abdôme, sob o lobo direito do fígado. Causada por litíase (cálculos biliares) que interrompem o canal biliar. Pode ser aguda e crônica.
Sinais e sintomas: Cólica biliar (dor em quadrante superior direito); hipertermia; Anorexia; Náuseas e vômitos; Icterícia; Taquicardia e sudorese. Acolia e colúria.
Tratamento: Cirúrgico: colecistectomia e litotripsia. Medicamentoso: dissolve os cálculos e trata sintomas. Dietético: dieta hipolipídica, hipercalórica, hiperproteica imediatamente após a cirurgia.
APENDICITE: