F sica - Raios
Relatório Científico
Desvendando os fascínios do raio
Nome: Maurício Baum Sperling
Docente: Prof. João Antônio Vargas de Souza
Ano: 3o , Ensino Médio
Turma: 302
Sumário
01- Sumário
02-Introdução
03- Questões de 01 a 05
04- Questões 06 e 07
05- Conclusão
06- Referências bibliográficas
Introdução
Neste relatório, responderei sobre questões relativas a raios, cargas elétricas, que envolvem perguntas referentes a formação de raios, como ocorrem, seus efeitos na natureza, seus efeitos na cultura e religião entre outros.
Questões de 01 a 05
01- Segundo o texto ` Desvendando os fascínios do raio´, o aumento do número de raios ocorre por meio da extensão territorial, que no Brasil é grande , por meio do aquecimento global, este, que ocorre com o aumento da temperatura em nosso planeta, e os eventos naturais como El Niño e El Niña, que alteram a circulação dos ventos, temperatura das águas e também os raios. Ambos duram em média dois anos.
02- Nas nuvens cúmulo-nimbo, existe um atrito entre cristais de gelo e gotículas de água, que é causada por ventos ascendentes e descendentes de até 300km/h.
Com o tempo, o interior dessa nuvem fica carregado de eletricidade, surgindo diferença de potencial entre seu interior e exterior. Existindo assim, dois ambientes, o que faz da parte com energia ser liberada para onde não há, para que haja equilíbrio energético.
03- As nuvens são condutores elétricos, pois, ela se eletriza a partir das colisões entre partículas de gelo acumuladas em seu interior. Durante as colisões, as partículas de gelo perdem elétrons e se transformam em íons. Isso faz da nuvem eletricamente carregada.
04- O pára-raios, criação de Benjamin Franklin, serve não