Influencia da Arborizacao
A Influencia da Arborizacao no resultado do Conforto Ambiental
Introdução
A revisão sobre alterações climáticas no meio urbano, tanto no Brasil como no exterior, mostra grande diversidade de enfoques, metodologias e objetivos específicos variados, em várias escalas de trabalho, embora o objetivo básico seja a busca do entendimento dos fatores contribuintes para as alterações constatadas. Por outro lado, o papel exercido pela vegetação no controle da incidência de radiação SOLAR e do ganho de calor, da umidificação e depuração do ar tem seu alcance bem determinado, evidenciando seus efeitos benéficos ao microclima urbano e à qualidade do ambiente construído, relacionada com o conforto térmico em espaços externos.
Observa-se, no entanto, que, em contraponto ao amplo conhecimento do importante papel da vegetação no controle dos extremos ambientais urbanos, a informação existente sobre o comportamento da transmissão da radiação SOLAR através de árvores, quer isoladas ou agrupadas, é bastante reduzida.
Esses dados, contudo, constituem uma informação fundamental para o entendimento do efeito da arborização nesse controle. Pesquisas no sentido de quantificar o impacto da sombra, do ponto de vista de interesse para o planejamento urbano, ainda são escassas.
A vegetação e o ambiente térmico urbano
Impacto do sombreamento no ambiente
1. As árvores, isoladas ou em grupos, atenuam grande parte da radiação incidente, impedindo que sua totalidade atinja o solo ou as construções.
2. A vegetação propicia resfriamento passivo em uma edificação por meio do sombreamento e da evapotranspiração. 3. O sombreamento atenua a radiação solar incidente e, consequentemente, o aquecimento das superfícies, reduzindo a temperatura superficial destas, portanto, a emissão de radiação de onda longa para o meio.
4. Através da evapotranspiração, ocorre o resfriamento das folhas e do ar adjacente, devido à retirada de calor latente.
O clima urbano tem despertado o