F. schubert
F. Schubert foi um compositor do período romântico que viveu de 1797 a 1828. Embora só tenha vivido 31 anos, do seu catálogo fazem parte quase um milhar de obras.Foi aluno do compositor da corte Antonio Salieri.
Schubert é um compositor que se notabiliza principalmente no género do lied, tanto pelo número de lieder que compõe (mais de 600), bem como pela qualidade dos mesmos. O compositor revoluciona mesmo a composição deste género musical fazendo-o evoluir de uma simples melodia acompanhada pelo piano para uma peça de música de câmara em que a voz e o piano são ambos protagonistas. Assim, a melodia e o texto completam-se num claro exemplo de união profunda da música e da poesia. Usam-se frequentemente os textos de Goethe (escritor alemão do Período Romântico).
Schubert escreve lieder isolados ou em ciclos que são normalmente subordinados a um tema. Os seus lieder são todos escritos na sua língua materna, o alemão, desenvolvendo assim melodias apoiadas na entoação da própria língua. Utiliza temáticas como a Natureza e os seus elementos (muitas vezes retratados musicalmente), os estados de espírito, a morte e as viagens.
O lied revela o extraordinário dom de Schubert para compôr melodias simples, como na música popular, melancólicas ao gosto romântico ou ainda declamatórias e dramáticas. A forma adapta-se sempre aos requisitos poéticos e musicais. Há um grande sentido de valor da cor da harmonia com a alternância entre tonalidades maiores e menores e modulações frequentes à mediante e à sobredominante.
Como os principais Lieder de Schubert podemos encontrar Die Shöne Müllerin (A Bela Moleira) de 1823 e Winterreise (Viagem de Inverno) de 1827.
Winterreise
Winterreise (Viagem de Inverno) é um ciclo de 24 lieder composto em 1827 por Franz Schubert sobre poemas de Wilhelm Müller. Foi o segundo dos três ciclos de canções escritos pelo compositor (sendo o primeiro Die Schöne Müllerin e o terceiro Schwanengesang).
Foi escrito originalmente para