Via sacra
"Leitura Bíblica: Jo 9,1-4a.6-7"
Jesus ia passando, quando viu um cego de nascença. Os seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou para que ele nascesse cego, ele ou seus pais? Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram”. É preciso que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia. Dito isso, cuspiu no chão, fez barro com a saliva e aplicou sobre os olhos do cego. Disse-lhe então: “Vai lavarte na piscina de Siloé” (que quer dizer:Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
No contexto palestinense da época de Jesus, a doença era vista como castigo divino ao pecado e o doente além de carregar o peso da doença carregava também o fardo de ser visto como pecador. Para as elites religiosas daquele tempo era possível que um bebê pecasse ainda no seio materno. Os doentes sentiam-se duplamente condenados. Ainda hoje, infelizmente, podemos constatar que esta visão de condenação ainda é válida para algumas pessoas. Oração
Irmãos e irmãs, rezemos ao Senhor Deus de amor e compaixão que, pelo seu Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, para que neles a esperança persevere e possam encontrar os recursos para a recuperação da vida em plenitude. Ó Deus, fonte de vida e liberdade, luz que ilumina os nossos caminhos, conduza-nos das trevas da opressão para a claridade da luz que gera liberdade e paz. Santifica-nos pelo teu Espírito, para que possamos em toda a nossa existência ser testemunhas ativas da tua misericórdia e bondade. E que, como Jesus, sejamos presença na vida dos doentes e desamparados, devotando-lhes misericórdia e compaixão. Amém!
II Estação
"Leitura Bíblica: Mt 14,34-36"
Após a travessia, aportaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; suplicavam que pudessem ao menos tocar a franja de seu manto. E todos os que tocaram ficaram curados.
Deus governa o seu povo com