Estudo de caso entre os dois textos
Relação entre Fases de Freud e Psicologia da Educação serve “Pra quê”
Freud traz a teoria da sexualidade da criança dividida em três fases: Oral, anal e fálico. Ele retrata que ainda nos dias de hoje os pais e docentes não estão preparados para lidar com essa sexualidade da criança. O texto Psicologia da Educação serve “Pra quê” retrata o nosso mundo imaginário, e como a Psicologia da educação atua com os docentes e estudantes.
Acredito que a relação entreas fases de Freud e o texto, é que, a Psicologia da educação ajuda os docentes a entender mais este lado da criança, ele deve saber que essas fases são normais e mais ainda, aprender a lidar com elas de forma correta, não sei ao certo se seria o caso de auxílio aos pais, mas, de qualquer forma, os pais também devem aprender a lidar com tais situações. Todos nós temos a visão imaginária do mundo a nossa volta, e a criança não é diferente, ela cresce formando seu imaginário e o carrega pelo vida inteira, os docentes de psicologia devem ter cuidado para não interferir de modo negativo nisto. Na primeira fase de Freud, a criança sente satisfação ao mamar, é tudo que ela precisa, ela anseia por aquilo. Na segunda, ela começa a descobrir seu corpo e aprende a controla-lo, o que é genial para ele, em sua individualidade. No fálico, questiona como funciona seus órgão genitais e tem sensações que ela não entende, mas sente e busca a satisfação em suas vontades.
Para que se consiga entender um indivíduo, deve-se conhecer seu imaginário individual, como ele vê as coisas e as representa para si mesmo para aí então saber o que acontece com ele em cada sentimento demonstrado. Toda sua bagagem de lembranças e representações influenciam em seu aprendizado, sua evolução e formação decaráter.
A criança em si não tem noção alguma de sua sexualidade, na maioria das culturas, nem os próprios adultos tem essa noção, a criança ainda é vista como um ser puro e assexuado. Não que ela não seja