morfologia
Os morfemas, como objeto de estudo da Morfologia, podem ser livres quando ocorrem isolados e presos quando não p0odem ocorrer isolados, mas, exclusivamente ligados a outros morfemas. Em LSB, as ULS simples são as que não podem ser divididas em componentes menores, dotados de significado – por exemplo, PALAVRAS, morfema livre em LSB, construído de L, CM e OP.
No estudo das unidades morfológicas construcionais da LSB já construídas na língua, as quais podem considerar como unidades primeiras, que servirão de base para complemento para a construção de novas ULS; morfemas presos, dependentes, os quais nunca aparecem sozinhos, liga-se a pelo menos outro morfema para construir uma ULS livre. Ex-casarão, produzido ULS por uma parte livre que representa o radical, que é CASA, e por outra parte presa que contem a marcação do tamanho, para flexionar a ULS.
AFIXOS EM LSB:
Nas línguas orais, os elementos que intervém na construção de palavras são os radicais, que contem o significado lexical das palavras, e os afixos, que contêm informações de natureza gramatical. Em LSB, os afixos, além da natureza gramatical podem conter informação lexical especificadora do referente.
FONOMORFOLÓGICA DOS PARAMETROS LSB
A direção do movimento e a frequência do sinal (único e repetido) também são parâmetros distintivos em LSB. A direção como parâmetro justifica-se, por exemplo, na constituição de ULS como ADULTO em oposição a QUENTE, cuja distinção entre uma e outra ULS não se encontra na CM, na orientação da palma, na locação, nem no movimento, mas na direção, na primeira ULS, para trás e na segunda, pra frente, considerando-se, para as ULS exemplificadas, o centro do corpo como ponto de partida. Assim como a OP, as EFs, as ECs, a direção do MOv. Também adicionam significado a ULS.
A partir dessas reflexões, os parâmetros em nosso estudo passam a ser considerado, nessa condição fonomorfológica, como morfemas