atividade avaliativa
1º Questão extraída do texto “Como as línguas nascem e morrem do Castillo”
Sendo um fato natural que as línguas variem, para melhor atender as necessidades de seus usuários. Descrevam essas variações.
Variações geográficas: O modo de falar uma língua aponta para a sua origem geográfica. Quando duas variedades de uma mesma língua são muitas distintas, a ponto de dificultar a intercomunicação, mesmo que os falantes percebam um ar de família, temos os dialetos.
Variação Sociocultural: A classe econômica do individuo transparece sua fala,é a fala não padrão dos analfabetos ,e fala culta dos alfabetizados .
Variação de Sexo: É a diferença do sexo do falante, no caso da fala dos homens e das mulheres.
Variação Etária: Conforme você muda de idade sua linguagem vai mudando tem a fala das crianças adolescentes e a dos velhos.
Variação de Estilo: Dependendo da situação em que você se encontra será selecionado a fala formal ou informal.
Variação de Canal: Quando nos comunicamos podemos fazê-lo falando ou escrevendo o que nos leva a língua escrita e falada.
2º Questão extraída do texto “Como as línguas nascem e morrem do Castillo”
Caracterize o indo-europeu e como ele se define.
O indo-europeu é um conjunto de línguas, aparentemente faladas a seis mil anos atrás, portanto apartir de 400.a.c seus usuários eram indivíduos agrafos ,isto é pessoas que não dispunha de língua escrita.Podemos dizer que o indo europeu se define em três grandes grupos lingüísticos ,as línguas eslavas ,as línguas germânicas e as línguas românicas a qual pertencemos.
3º Questão retirada do texto “O latim vulgar e suas fontes para o estudo”
No texto o latim vulgar e suas fontes para o estudo Vossler Schmek apresentam duas regras práticas para a reconstrução do latim vulgar. Quais são elas?
1º A Reconstrução deve basear-se em dados válidos para o consenso geral das línguas românicas (ou aproximar dessa).
2º A reconstrução deve ser justificada por uma