Educação e Ética no Ambiente de Trabalho
· Por Adriano Martins Pinheiro
· 20/11/2008
· Desenvolvimento Pessoal
· Vote neste artigo:
Postura no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho deve ser tranqüilo, na medida do possível é obvio, e deve proporcionar aos colaboradores a possibilidade de um bom desempenho profissional e boa execução de suas atividades.
Uma das coisas que contribuem, e muito, para que o rendimento dos profissionais não atinja boa produtividade é a falta de concentração nas tarefas. Essa falta de concentração é resultado de fatores diversos, dentre os quais, abordaremos a falta de postura de profissionais, que de forma ingênua ou não, se excedem no volume da voz.
Há pessoas que tem um comportamento exagerado ao falar pessoalmente, ao telefone ou até mesmo quando ri. Segundo o tema, a psicóloga e recrutadora de recursos humanos da Fundação Mudes Ana Paula Furlan diz;
“Outro cuidado a ser observado é tom de voz. Como o espaço de trabalho entre um colega e outro é limitado, falar alto pode atrapalhar quem está perto de você, além de conturbar o ambiente."
O ambiente de trabalho fica altamente comprometido, quanto à concentração, eficiência e desempenho, quando o barulho, ruído e conversas paralelas, chamam a atenção daqueles que estão em atividades, pois o raciocínio é interrompido a todo o momento, fazendo com que se perca a linha de pensamento, tenha que retomá-la e talvez não consiga mais alcançá-la novamente.
Além do atraso das atividades, essa repetição de tentativas para raciocinar, pode causar desânimo quanto à continuação daquela tarefa, gerando mal-estar e estresse.
Diante do exposto, não é fácil compreender porque algumas pessoas insistem em falar em voz gritante em uma sala fechada quando se falasse em voz ponderada seriam ouvidas da mesma forma.
Causa mais estranheza ainda, quando consideramos que se alguém a uma distância de meio metro de outro, seria ouvido com facilidade, mesmo em um diálogo com voz baixa, ao