ETICA NA EDUCA O
Passamos, hoje, por um momento triste no ambiente educacional, onde alunos não tem respeito entre si e nem para com os profissionais que trabalham, em sua maioria, com empenho para um a educação melhor. Um momento onde não existe quase ética, onde alunos agridem de forma verbal ou física aqueles que estão tentando lhe passar um conhecimento, onde o respeito e deixado de lado, onde o que hoje os jovens chamam de “diversão”, causa mais o caos no ambiente escolar do que realmente um divertimento.
Os profissionais que muitas vezes estão dispostos a melhorar a educação em um todo acabam sendo alvo dessa falta d ética não só de alunos mais entre os próprios profissionais tornando assim o ambiente escolar um local, para eles de desmotivação. A escola e o melhor ambiente para se desenvolver a ética, onde professores alunos e demais funcionários podem pratica-la e desenvolve-la e com isso melhorar o ambiente estudantil e preparar e capacitar os jovens para o ambiente de trabalho. Todos trabalhando com ética no ambiente educacional haverá apenas ganhos, pois teremos alunos com maior conhecimento e capacitados para a vida e o ambiente de trabalho.
Os professores Os professores são exemplos importantes para o jovem nesse conceito, pois os jovens aprendem melhor com exemplos do que com palavras. Tomando isso como ponto de partida um professor que trata alunos, funcionários e outros professores com ética, está passando um excelente exemplo aos seus alunos. Algumas formas de um professor ser ético e um bom exemplo aos alunos:
- Buscar a qualidade no processo educacional.
- Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações.
- Ensinar aos alunos o que é ética e sua importância nos diversos níveis como, por exemplo, ambiente de trabalho, família, escola, grupo de amigos e etc. - Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos. - Ser justo na correção e avaliação de provas e trabalhos escolares.
-