Trabalho De Sociologia Da Educa O Etica
Disciplina: Sociologia da Educação Prof. ª Carla Marchioro Turma:3108
Ética - O andar, o falar e o vestir do professor
A maneira como nos vestimos é uma escolha pessoal. Reflete personalidade, valores e até estado de espírito. Para decidir a roupa de trabalho, no entanto, é importante considerar três aspectos: as características da profissão, as regras do local de trabalho e as pessoas com as quais se lida. Na escola, convivemos com um público muito diverso: crianças, adolescentes, pais, avós, colegas etc., portanto, precisamos pensar na mensagem que transmitimos a eles.
Como profissionais da educação, muitas vezes não nos damos conta de que tipo de informação estamos passando com a nossa forma de andar e vestir. Não podemos jamais esquecer que somos modelos para os alunos e, além disso, é necessário que sejamos respeitados como profissionais pelas demais pessoas que nos observam. É preciso também transmitir segurança e responsabilidade, vestindo se de maneira discreta para a roupa não chamar mais atenção que a aula, procurando evitar saltos exagerados, grandes decotes, saias curtas, roupas justas, bermudas esportivas, chinelos, bonés, camisetas de times de futebol ( salvo para o professor de Educação Física).
No que diz respeito à ética no modo de vestir, podemos comparar o professor aos demais profissionais e suas vestimentas. Um médico geralmente usa jaleco branco, sendo identificado e tendo sua autoridade reconhecida através dessa roupa. Um advogado se veste com terno e gravata, sendo obrigatória em algumas ocasiões, causando boa impressão aos clientes e colegas de profissão. No entanto, vemos que alguns professores não têm dado o devido valor, ou até negligenciando esse aspecto, na hora de se apresentar frente a uma turma de alunos.
Para Kalil, Glória (2014): Uma regra que professores devem ter em mente é que a última coisa que