Educação,ecomonia e sociedade:
O texto aborda diversos asuntos sobre o avanço da ciência e da tecnologia nos ultimos séculos que consiste em uma mudança radical no mundo,Hoje temos acesso a diversas informações em uma grande velocidade,deviduo ao avanço da tecnologia.
O autor faz conparações do século XVII,em que a educação tinha sido privilério das elites,que nos fazem refletir a impotância de todo o processo da evolução da história humana , até os dia de hoje,que foi marcado por diversos comflitos; guerras,descriminação,massacres,ditaturas e conquistas,certamente podemos afirma que vivemos no mundo melhor agora,onde todos podem ter acesso a educação sem ter restrição.
Mas não foi só na educação que obteve mudanças;Na Politica e Ecominia Social também,No campo politico e da convivencia social,o autor se refere a democracia como o único sistema sobrevivente da ideias do séulo XIX,e sita também que um novo movimento da sociedade civil vem cresendo,representando novas formas de participação da população ,nacional ou não,na vida social e na politíca dos paises.
O Movimento Sociedade Civil Organizada foi criado a partir da necessidade da sociedade em se organizar p/ cobrar,fiscalizar e participar da gestão pública.
O texto também aborda as tres fases da Revolução Industrial,que foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos seculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das maquinas. Finalmente, como o desenvolvimento da economia capitalista, a produção de artigos para o mercado passou a ser feita por maquinas,E quem não adotou a nova forma de produzir rapitamente perdeu a capacidade de competir no mercado industrial.
A Revolução não trouxe apenas mudanças na produção e do consumo,mas também na organização politica em escala mundial,como a queda do muro de Berlim e a abertuda progressiva da China são