Titanic
A História
Conhecido como “navio dos sonhos”, o Titanic foi considerado o maior navio de sua época, e também ganhou a fama de ser insubmersível, devido à tecnologia das comportas a prova d’água, que permitia que o navio flutuasse com quatro compartimentos cheios. Mas infelizmente, o inesperado aconteceu.
Encomendado pela White Star Line, e financiado pelo banqueiro J.P Morgan, o Titanic veio para rivalizar a concorrente Cunard, que até então tinha o maior navio do mundo. Ambiciosamente, a White Star decidiu que iria construir um navio muito maior e mais luxuoso. Então em 31 de março de 1909 a quilha do Titanic começou a ser construída em Belfast, Irlanda do Norte nas docas da construtora Harland and Wolff. O projeto de construção do Titanic pertencia a uma classe de navios. Ele não foi construído unicamente, mas sim, junto com outros navios da mesma classe. A classe foi denominada “Olympic” e era composta por três gigantes navios. Os três continham o mesmo visual, o mesmo casco, mas havia muitas diferenças.
Em 31 de maio de 1911 o casco do Titanic estava pronto e foi lançado ao mar para finalizar sua construção. Cerca de 1700 operários construíram o Titanic. Sua construção finalizou em 31 de março de 1912. Sua viagem inaugural foi marcada para abril. Curiosamente, abril é o pior mês do ano, pois é extremamente frio. Certamente, o Titanic ira enfrentar vários icebergs no caminho, e que poderiam ser desviados, com a presença de binóculos. Comandado pelo experiente Capitão Edward John Smith, O Titanic estava ancorado em Southampton esperando sua viagem inaugural, que ocorreu no dia 10 de abril, uma quarta-feira. Ao meio dia, os motores começaram a funcionar. A rota faria paradas em Cherbourg e Queenstown antes de cortar o atlântico rumo à Nova Iorque. Cerca de 2,200 pessoas estavam a bordo. Dentre elas, muitas proeminentes pessoas estavam a bordo. O diretor da companhia White Star Line, Joseph Bruce