titanic
O bilionário australiano Clive Palmer anunciou ontem que vai recriar uma réplica high-tech do Titanic, usando os serviços de uma construtora naval chinesa, e que a primeira viagem do navio, no final de 2016, será entre Reino Unido e Nova York, exatamente como o Titanic original.
Palmer disse ter assinado um memorando de intenções com a estatal chinesa CSC Jinling Shipyard para o projeto, que considera uma "homenagem à coragem dos que trabalharam no Titanic original".
"Será tão luxuoso quanto o original, mas terá a mais avançada tecnologia do século 21 e os mais recentes sistemas de navegação e segurança."
Mais de 1.500 pessoas morreram quando o Titanic se chocou com um iceberg no Atlântico norte, em sua primeira viagem. Na época, o navio era o maior e mais luxuoso transatlântico do mundo.
Palmer acumulou uma fortuna com imóveis na região de Gold Coast, na Austrália, antes de virar magnata da mineração. Sua fortuna é estimada em US$5,2 bilhões.
Para Palmer, as tentativas anteriores de construir réplicas do Titanic fracassaram porque os responsáveis não reuniram dinheiro suficiente.
empresário do setor mineiro, anunciou que a empresa estatal chinesa CSC Jinling Shipyard vai construir o Titanic II exatamente com as mesmas dimensões do navio de cruzeiro original, designadamente 840 quartos e nove "decks".
"Vai ser tão luxuoso como o Titanic original, mas claro que terá a tecnologia do século XXI e os sistemas de navegação e segurança mais recentes", explica o milionário em comunicado, salientando que o "Titanic II vai navegar no hemisfério norte e a sua primeira viagem, entre Inglaterra e a América do Norte, está agendada para o final de 2016".
Palmer, que anunciou ter criado a sua própria companhia de cruzeiros, a Blue Star Line, disse ter "convidado a marinha chinesa para escoltar o Titanic II na sua primeira viagem até Nova Iorque" e que o novo navio pretende ser um tributo aos homens e