infraestutura nas escolas
PEDAGOGIA
JAIANE REIS FREIRE DOS SANTOS
INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Tucano
2013
JAIANE REIS FREIRE DOS SANTOS
INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos do Processo Educativo no contexto Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem,Seminário Interdisciplinar I].
Prof. Bernadete Strang, Marcia Bastos de Almeida, Juliana Fogaça Sanches Simm e Fabio Luiz da Silva.].
Tucano
2013
INTRODUÇÃO
Em consonância com o artigo “uma escala para medir a estrutura escolar”, destacar-se o termo que vem desencadeando a necessidade de produzir um desenvolvimento na parte fisica das instituições. Analisar o espaço escolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade.
O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um 'conteúdo', ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma 'docência do espaço'. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre o corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento.
PRINCIPAIS INFOMAÇÕES OBTIDAS PELA