protese dentaria
.
Durante o tratamento existe a possibilidade de utilização de próteses provisórias removíveis, fixas, ou fixas sobre os implantes, dependendo das condições locais e clínicas durante a colocação dos implantes o que deve ser avaliado a critério do cirurgião dentista.
Próteses Parciais Fixas (PPF) - são as que se fixam geralmente sobre dois pilares que podem ser dentes naturais preparados (caso convencional) ou implante e visam a substituir um ou mais dentes.
Como são feitas as próteses fixas (pontes)?
Antes de se fazer uma prótese fixa, os dentes pilares devem ser reduzidos em seu tamanho de modo que a ponte se encaixe perfeitamente sobre o preparo.
Após essa redução, seu dentista fará um molde exato para a confecção da ponte. Se a opção for por porcelana (ou outro material estético), deverá ser escolhida a cor exata da ponte que combine com a cor dos demais dentes. A partir deste molde, um laboratório de prótese dentária (protético) fará sua ponte com o material especificado pelo acordo entre você e o seu dentista. Uma prótese provisória será colocada no local para cobrir o dente preparado, enquanto a coroa ou prótese fixa permanente está sendo feita. Quando estiverem prontas as definitivas, a prótese temporária é removida para que a nova seja cimentada sobre o dente ou dentes já preparados.
.
Existe prótese parcial fixada sobre implantes?
Sim. Os avanços da odontologia permitem hoje uma nova opção, a coroa ou ponte apoiadas em implantes. Nestes casos não é necessário recorrer aos dentes remanescentes para a retenção e apoio da ponte. Do mesmo modo, para a colocação de um único dente, já não é preciso fazer uma ponte apoiada nos dentes adjacentes, ficando este dente artificial preso ao implante que lhe subjaz.
É indicada para repor um número de dentes maior do que o número de implantes instalados. As Próteses sobre implantes fixas são feitas para que não sejam mais removidas (cimentadas) ou removidas apenas pelo