Gestão Sustentável Integrada
Por meio da literatura, o estudo foi elaborado numa sequência de temas, os quais descrevem-se: aspectos gerais das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs); o modelo elaborado da Gestão por Sustentabilidade Integrada (GSI); a GSI como Gestão Profissional fundamentada no Empreendedorismo e o panorama mundial e brasileiro do Empreendedorismo.
Empreendedorismo
Fazendo referência à emergência atual do empreendedorismo, Dornelas (2005, p.22) assevera que não consiste em um modismo, mas sim, um retorno natural à agilidade das mudanças tecnológicas, na qual o momento atual pode ser chamado de a “Era do Empreendedorismo”.
Em grande parte dos países, o empreendedorismo tornou-se o centro das políticas públicas. Essa acuidade, conforme atesta Bortoli Neto (1980, p. 6), emana da comprovação da importante função que essas empresas desempenham no plano econômico e social e das dificuldades peculiares em relação à competitividade a que elas estão sujeitas por serem de menor porte. Entretanto, a despeito de seu tamanho, elas são importantes influentes para promover novas tecnologias e assim contribuir para a criação de condições para a livre concorrência.
Além disso, as MPMEs simulam o feto para o surgimento da grande empresa, pois oferecem um altivo espírito de iniciativa, possuem grande capacidade de adaptação à alterações ambientais, consentem a criação de empregos a custo mais baixos e, principalmente no caso dos países não desenvolvidos, a interiorização da atividade econômica.
A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) alega que empreendedorismo é um fenômeno abstruso, que compreende diversos conceitos empregados na literatura, mas que segue uma visão ampla e foca o papel desempenhado pelos indivíduos no procedimento empreendedor, consistindo em uma pesquisa social, em que as pessoas são os agentes primários nos movimentos de instalação, iniciação e manutenção de novos negócios. Assim, o conceito de Empreendedorismo segundo a GEM: “Qualquer