Prótese dentária
Requisitos da Prótese Mastigatório: relacionado diretamente com a retenção e estabilidade da prótese; Estético: medidas e contornos da face; Fonético: qualquer defeito na dicção, dificulta a compreensão e mostra o uso da prótese; Comodidade: justeza, conforto e comodidade no uso da prótese total.
Limites da Área Chapeável Definição: regiões da maxila e mandíbula que serão recobertas pela base da dentadura – extensão máxima da boca desdentada que poderá ser recoberta.
Objetivo: delimitar a área que pode ser coberta pela prótese. Maxila: – Rebordo alveolar em toda sua extensão; – Paredes vestibulares do rebordo até o sulco gengivolabial. – Abóbada palatina no limite palato duro/ palato mole; – Inserções musculares, bridas e frênulos devem ser contornadas.
Mandíbula: – Rebordo alveolar em toda sua extensão até a papila retromolar; – Linha oblíqua externa e seu prolongamento; – Dobra vestibular do músculo bucinador; – Sulco gengivo labial. – Contorno das inserções musculares e bridas.
Conforme a magnitude do esforço recebido pelo tecido de suporte nessas regiões, Pendleton dividiu a área chapeável da seguinte maneira:
Duas Zonas de Suporte , Duas Zonas de Selamento e Uma Zona de Alívio
Zona principal de suporte:Função- receber o maior esforço durante a mastigação.Lugar onde estariam os dentes,
Área - Maxila Rebordos alveolares em toda a extensão, incluindo as tuberosidades.
Na Mandíbula – Mesma coisa da Maxila + englobando o trígono retromolar (papila retromolar não faz parte)
Zona secundária de suporte: localizada abaixo da principal de suporte ,tem como função absorver as cargas mastigatórias no sentido horizontal, temos como ex. a sela de cavalo. ( Parte lateral da prótese)
Área – Na Maxila Toda vertente vestibular e palatina do rebordo até a rafe palatina.Para posterior até