sistema linfaticos
A manutenção de um volume relativamente constante dos líquidos corporais é extraordinária, pois existe uma constante troca de líquidos e solutos com o meio externo, assim como entre diferentes compartimentos do corpo. Por exemplo, a entrada de líquido no corpo é muito variável e deve ser cuidadosamente combinada com a saída de líquidos para evitar que o volume de líquido do corpo aumente ou diminua.
Ganho Diário de Água
A água é adicionada ao corpo por duas fontes principais:
Ingerida na forma de líquidos ou pela água de alimentos, o que ao todo soma um total de 2.100ml/dia de água adicionada aos líquidos corporais;
Sintetizada pelo corpo como um resultado da oxidação de carboidratos, adicionando em torno de 200ml/dia.
Isto proporciona uma entrada total de água em torno de 2.300ml/dia. A entrada de água, entretanto, é altamente variável entre as diferentes pessoas e em uma mesma pessoa em diferentes ocasiões, dependendo do clima, hábito e nível de atividade física.
Perda Diária de Água do Corpo
Perda de Água não Percebido: Existe uma perda de água constante por evaporação no trato respiratório e difusao através da pele, o que ao todo, corresponde a aproximadamente 700ml/dia de perda de água sob condições normais. Essa perda acontece independente da sudorese e est’a presente mesmo em pessoas que nascem sem as glândulas sudoríparas.
Perda de Líquido no Suor: A quantidade de água perdida através do suor é altamente variável, depende da atividade física e da temperatura ambiente. A quantidade de suor normalmente é de 100ml/dia, mas em climas muito quentes ou durante exercícios físicos pesados, a perda de água pode chegar a1 a 2L/hora. Isso pode rapidamente depletar os líquidos corporais caso o ganho de líquido também não seja aumentado através da ativação do mecanismo da sede.
Perda de Água nas Fezes: Normalmente, apenas uma pequena quantidade de água (100ml/dia) é perdida através das fezes. Isto pode aumentar para vários