E-recruitment
Nas últimas décadas pudemos testemunhar como a Era da Informação revolucionou as mais diversas formas de interação na nossa sociedade. A forma das pessoas se relacionarem, assim como as empresas com seus clientes e funcionários sofreu profundas modificações. O acesso à informação de maneira imediata e abundante promoveu significativas mudanças para todos.
No setor de Recursos Humanos, uma das mais notórias mudanças é quanto ao processo de Recrutamento. Um grande número de empresas passou a adotar métodos online de recrutamento, introduzindo uma nova forma de recrutar pessoal. A internet, seja através de sites de emprego, seja através de redes sociais, se tornou indispensável nos processos de recrutamento. A metodologia tradicional se apóia em recursos digitais para garantir o sucesso do processo de recrutamento.
Analisaremos a seguir as características desta nova modalidade de recrutamento de pessoal, com suas vantagens e desvantagens e também quanto à sua efetividade na obtenção de empregos.
Vantagens e desvantagens oferecidas aos candidatos
Ao inserirem-se em uma vitrine digital de empregos, os candidatos passam a usufruir de vantagens outrora inexistentes.
A primeira e maior de todas é o alcance global e irrestrito que a Internet oferece. Sendo assim, as barreiras geográficas e de tempo passam a ser irrelevantes, pelo menos no primeiro momento de acesso às vagas. Um candidato no Rio de Janeiro pode se inscrever para vagas em todo o Brasil e no mundo, em qualquer lugar que esteja. A velha prática de distribuição de currículos em papel, andando de porta em porta é substituída pelo conforto na frente do computador, através de formulários online das empresas e sites de busca de empregos (eRECRUITMENT, 2006).
Outro ponto importante é a possibilidade que cada candidato tem de exibir sempre um currículo atualizado, e mantê-lo assim ao longo do tempo. Informações sobre diferenciais estratégicos podem ser colocados tão logo quanto concluídos,