e nor
O individualismo metodológico, desenvolvido por J. Schumpeter, antes ja tinha sido achado em uma carta de Weber para Liefmann, onde Weber enfatizava que '' a sociologia , ela propria também, só pode ter origem nas ações de um, alguns ou muitos individuos distintos. É por isso que tem de adotar métodos estritamente individualistas'' , sendo bastante usado nas análises sociologicas, que comportam quase sempre, um momento em que são examinadas as razões que levam os atores a manifestar um determinado comportamento
A palvra individualismo pode ser interpretada em vários sentidos, como o sentido moral, sociologico e metodológico. Individualista no sentido moral é aquele que faz do individuo a fonte suprema dos valores morais. Uma sociedade é individualista o sentido sociologico . sempre que a a autonomia do individuo é nela considerada um valor dominante. já no sentido metodológico é implicado apenas o que é necessário para explicar um fenomeno social, é necessario descobrir suas causas individuais, ou seja compreender as razões que levam os atores sociais a fazerem o que acreditam no que acreditam.
Assim, as vezes afirma-se que ele se aplicaria apenas em sociedades individualistas . Nas sociedades arcaicas o individuo nçao dispõe de uma autonomia real , portanto esse principio não seria pertinente. De fato, essa objeção baseia-se numa confusão de vocabulário assimilando o sentido metodologico e o sociologico do conceito de individualismo. Por um lado, veicula uma representação ingenua das sociedades arcaicas- na época vitoriana essa representação apoiava-se no sentimento de superioridade dos ocidentais: hoje em dia, com frequencia tem por base uma visão rousseauniana, que pretende ver nas sociedades remotas uma especíe de repositório onde ainda reinaria um calor comunitário que se teria dissipado em sociedades modernas .
As pesquisas relacionadas a sociedades arcaicas como a de Evans Pritchard, sempre sublinharam que