ETICA
O filme se passa na década de 60 e conta a história de um homem negro em busca de emprego para poder melhorar de vida. Enquanto não encontra o emprego desejado, pois é formado em engenharia, começa a trabalhar numa escola de classe baixa como educador. Assim que chega percebe que os alunos são rebeldes e indisciplinados, não demonstram nenhum interesse em participar da aula.
O professor percebe que não vai conseguir lecionar da forma tradicional por meio de livros , então chega na sala de aula e joga os livros no lixo, propondo aos alunos que eles escolham o tema ou assunto a ser estudado ou explicado na sala de aula. Essa abordagem que pode ser considerada revolucionária para aquela época, e até nos dias de hoje, dá resultado e ele consegue chamar a atenção dos alunos. Lembrando que esses jovens vinham de famílias problemáticas, que tinham problemas pessoais ,que a maioria da classe não sabia ler.
Ele inovou com a abordagem humanista, onde dava abertura para que os alunos falassem sobre qualquer tipo de assunto, por exemplo : Como uma moça deve se comportar para conseguir um bom marido e um bom casamento e até mesmo sobre culinária. Mostrou aos alunos que se eles quisessem ser respeitados como adultos, teriam de agir como adultos se portando com educação e respeito. Ele mostrou aos alunos que a palavra “rebelde¨, podia ser vista como um novo recomeço, como mudança e não como revolta. A classe que antes era totalmente rebelde e indisciplinada, mudou e começou a se portar com educação e respeito, demonstrando interesse pela aula. O professor fez com que os alunos enxergassem por si próprios seus erros e defeitos, demonstrando que eles podiam mudar e ter uma vida diferente.
Em alguns momentos do filme, podemos notar como era grande o preconceito naquela época, quando a mãe de um aluno negro morre ,os alunos não querem participar do velório para não serem vistos com pessoas negras .Apenas uma aluna diz que vai levar flores ,o que