E-learning
Introdução
O e-learning está inserido em um dos meios de ensino à distância em que, docentes e alunos estão distantes temporal e espacialmente. Podemos ter dois extremos de tempo e espaço em que professor e aluno, ensino e aprendizagem, interagem em tempo real e mesma cidade ou, dias/meses/anos de diferença entre o momento em que foi ensinado e o momento em que o aluno recebe o ensino, em países diferentes. Como também podemos ter a interação de professor/aluno em países diferentes, mas em tempo real, ou em uma mesma cidade, mas com bom tempo já decorrido desde o ensino. Enfim, ‘n’ combinações de aprendizado que nos dias de hoje é cada vez mais utilizado devido ao avanço da tecnologia, consequentemente, das várias possibilidades de se ter acesso ao e-learning
CONTEÚDO
Em um primeiro momento, o ensino à distância era realizado apenas por meio de correspondência. Alunos e professores faziam “rotatividade” de livros, rascunhos, anotações e etc.
Em um segundo momento, com o advento do rádio e em seguida da televisão, expande-se um leque de opções para o ensino, por um custo mais barato e já não havendo tanta barreira sobre tempo e espaço.
Em um terceiro momento há uma quebra total de paradigmas. O surgimento do computador encurta o caminho professor/aluno, diminui diferenças sociais e psicológicas, deixando todos em um mesmo patamar, com múltiplas facilidades.
Em um quarto temos uma revolução ainda maior do que a do computador, a internet. Ela permite que um aluno ouça e veja em tempo real à uma aula, seja em um bairro próximo, outra cidade, país ou continente. Também permitindo acesso a dados não só atuais, como muito antigos, tendo-se então um acervo ilimitado de informações.
O e-learning(aulas virtuais) é uma conquista muito comemorada por alunos, que não devem agradecer apenas à professores, mas também à quem tem participação intensa e direta: consultores pedagógicos e à webdesigners/programadores. Com muita informação a respeito, cursos e