Eco - amadeu amaral
Patrícia de Matos Braga
Rogério da Silva
Suzana Zatti Peccia
Disciplina: ECO – Ética e Cidadania Organizacional
Professor Sérgio C. Bortolim
Associando o texto “Eu sei, mas não devia” (Marina Colassanti) ao trecho acima, responda:
a) O que podemos inferir sobre a ideia central contida em ambos?
Concluímos que nos acostumamos com o cotidiano, com as ideias que não são trabalhadas. Notamos também que o nosso comodismo gera transtornos no futuro, porém, nada é feito.
b) De que forma a cultura nos produz enquanto homens e mulheres?
A cultura é bastante aquém do esperado dependendo do lugar onde somos criados. Muitos têm uma cultura podre, baixo nível e é assim que o ser humano cresce. Se nós, brasileiros, mostrarmos o quanto a cultura interfere em nossos ensinamentos, nosso modo de ver, pensar, falar, seremos mais autocrítico.
c) Um trabalho alienado pode prejudicar o ser humano? Justifique sua resposta.
Logicamente que sim. Como a própria palavra “alienado”, que perdeu a razão, pessoa que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos.
Não dá para você separar o homem, da cultura e seus problemas. Acho cruel você transformar todo esse material humano, misturado com sua expressão vocal, sua expressão instrumental e a sua fala, com a sua emoção, dissecar tudo isso e transformar em códigos para os estudiosos lerem.
d) Construa uma frase de impacto que mostre a importância da cultura para construção do ser humano.
"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já