Contabilidade
Os regimes contábeis são normas que orientam o controle e registro dos fatos patrimoniais, entre esses regimes citaremos o regime de competência e de caixa.
Regime de Competência é quando registramos todos os valores dentro do mês(receitas/despesas), é o registro do documento não importando-se com as despesas e receitas não pagas, pois o que vale é o fato gerador, quando se teve a realização do serviço.
Já Regime de Caixa deve ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no exercicio, independentemente da data da ocorrência ou seja o regime de caixa age como se fosse uma conta bancária.
Nas entidades com fins lucrativos-empresas, são fundamentais os conceitos de custo receita, que envolvem o regime de competência, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido mas o que foi consumido e recuperado, para a apuração do resultado do exercicio.
O Regime de Caixa leva em consideração o desembolso efetuado para pagamento de despesas ou o recebimento de vendas, e o regime de competência leva em consideração o fato gerador quando efetivamente houve a despesa oua receita ,independetemente de haver ou não dinheiro “entrada “ no caixa.
Passo 3
A Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de cobertura de três anos e vigência imediata. O prêmio foi de R$27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a última paga em 01/11/2010.
Com base nas infirmações acima responda:
1) De acordo com o Regime de Competência a Companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em 31/12/2010, o total de _________________. Justificar a resposta.
De acordo com o regime de Competência a Campanhia Beta deverá lançar em sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em 31/12/2010, o total de 3.750,00. Todo mês é feito lançamento de uma parcela.
27.000,00/36 meses = 750x5 meses (08/2010 a 12/2010) =