E. física
A higiene na piscina é necessário em qualquer ocasião, principalmente se tratando de alunos com os quais você irá trabalhar. Além de fazer a manuntenção diária, deve se tomar medidas básicas de higiene, para que a piscina de um modo geral esteja pronta e adequada para receber alunos.
Algumas precauções por mais que sejam dificéis, devem ser tomadas, e estar atento é umas das principais, porém a dificuldade de estar em uma aula e inspecionar aluno por aluno é uma tarefa praticamente impossivel, entretanto a conversa e a concientização acaba sendo a mais prática e talvez a mais eficaz, pois deixando todos cientes dos riscos que correm assim existe uma melhor absorção das instruções e precauções a serem tomadas aos redores da piscina, antes de entrar e estando lá dentro.
Andar na beira da piscina, estar com curativos e ataduras e adentrar a agua com balas e chicletes na boca não podem passar desapercebidos, pois esses três exemplos citados podem contaminar a agua de maneira rápida e vir a causas danos para quem está dentro d’agua.
Fazer necessidades, assoar o nariz e cuspir dentro da agua é algo complemente anti higiénico mas como dito anteriomente, acaba sendo praticamente sendo impossivel identificar ou ficar de atento com todos os alunos o tempo todo, então essa concientização precisa ser feita antes, talvez na sala de aula, ou no vestiário/banheiro, para que se evitem esses tipos de situações.
E por fim, cobrar a todos os que vão entrar na agua, para que tomem um ducha, onde saia qualquer tipo de bactéria ou até mesmo uma simples sujeira que a olho nú não pode ser vista, mas ao entrar na água e tendo contato com outra pessoa pode gerar um risco e um dano com grandes efeitos.
Há alguns tópicos importantes a ser destacados, pois eles complementam a parte higienica mas principalmente a parte da segurança. Crianças com resfriado e tosse, eles se sentem bem para entrar na piscina, porém isso só deve ser feito com com calma e bem lento.