Resenha
Disciplina: Políticas Educacionais
Professor (a): Janete
RESENHA Roseane Borges da Silva
São Raimundo Nonato-pi
2013
NEVES, Lúcia Maria Wanderley: Educação e Política no Brasil de hoje -4. Ed- São Paulo, Cortez, 2005. - (coleção Questões da nossa época; V.36)
Na primeira parte do texto Educação e política no Brasil de hoje a autora Neves destaca determinantes dos sistemas educacionais nas sociedades capitalistas, bem como as políticas sociais e a economia. Delimita também o desenvolver de ações na pesquisa cientifica e nas inovações tecnológicas com o estado determinando o uso legitimo das forças estratégicas políticas, e no monopolismo o entendimento entre economia e política e as políticas públicas respondem no capitalismo a necessidade de valorização com dinâmica dessas políticas capitalistas em duas contradições como da socialização do trabalho, e da participação política. Nessas contradições a autora deixa bem claro que é para explicar o vinculo entre socialismo e democracia. No segundo momento Neves destaca a educação como política social do estado capitalista em mudanças que respondem a necessidade de valorização do capital. Mostra ainda a nova lógica cientifica que vem se manifestando no cotidiano do cidadão e que nesse novo padrão de sociabilidade requer um novo espaço de aprendizagem profissional tanto cultural como escolar e esse entrelaçamento do trabalho e ciência diz a autora que subjaz a ideia Gransciana e o desenvolvimento desses sistemas educacionais no capitalismo surgiu na segunda metade do século passado e vem se intensificando.
Neves relata que, a divisão do trabalho não só exige a escolaridade mínima como a multiplicação dos campos escolares socializa-se como finalidade a formação técnica de um novo tipo humano capaz de decifrar novos códigos.
A autora enfatiza ainda que, os novos conteúdos escolares desenvolvem