Maias
O espaço social mostra os ambientes que o narrador escolheu para actuarem as personagens que melhor representariam a sociedade portuguesa.
O espaço social está está dividido em ambientes e figurantes.
Ambientes:
-Jantar no hotel central
O Hotel Central é o local onde se realiza um jantar oferecido por Ega, com o objectivo de homenagear Cohan, marido de Raquel sua amante. Mas na verdade este jantar tem como objectivo Carlos ter um primeiro contacto com o meio social Lisboeta. É neste jantar que Carlos vê Maria Eduarda pela primeira vez.
Neste episódio são falados de temas como a literatura, finanças e política e é com isto que o autor mostra a incoerência cultural do povo português e a decadência do país.
O jantar acaba por mostrar uma Lisboa que se esforça para ser civilizada mas que acaba por mostrar a sua falta de cultura.
A Corrida de Cavalos:
A corrida de cavalo mostra o desejo qua a sociedade tinha em imitar o que se fazia no estrangeiro. Para eles isto seria um sinal de progresso.
Os trajes escolhidos pelo público não se adequavam à ocasião. O ambiente deveria ser requintado, mas também ligeiro fazendo jus a um acontecimento desportivo.
O público não sentia qualquer entusiasmo em assistir a uma corrida de cavalos mas apenas comparecia para mostrar o seu alto nível cultural, para aparecer nos jornais e para mostrar a extravagância dos seus vestidos. Deste episódio o autor mostrar essencialmente, o fracasso dos objectivos das corridas, o atraso da sociedade lisboeta e a sua falta de civismo.
Episódio do Jantar em casa dos Gouvarinhos:
As personagens principais neste episódio são o Conde Gouvarinho e Sousa Neto.
É através de Conde Gouvarinho que existe a maior contradição entre o ser e o parecer. Conde Gouvarinho é um representante da alta política mas não tem qualquer tipo de cultura. Por isso mesmo o autor diz que o povo português está na decadência por pessoas como Conde Gouvarinho estarem á frente do país.