Negociação empresarial
11 12 13 14 15 16 Maio/13
O mundo Árabe- Liga Árabe:
O assim chamado “Mundo Árabe” é composto por 22 países, hoje membros da “Liga Árabe” e têm em comum seu principal idioma oficial ou nacional o árabe.
São eles: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Djibouti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.
É importante lembrar que países como Irã, Afeganistão, Paquistão e Turquia entre outros, não fazem parte do mundo árabe, pois falam idiomas que divergem do árabe em sua origem e estrutura.
Atualmente as 22 nações de língua árabe compõem a liga. A Liga é organizada através de um conselho, comitês especiais, e um secretário permanente estabelecido no Cairo.
A constituição da liga fornece para os estados membros coordenação em áreas como educação, finanças, legislação, comércio, política estrangeira, e proíbe o uso de força nas disputas entre os membros. Um tratado comum da defesa foi assinado em 1950.
Ambiente de Negócios:
Em alguns aspectos o mundo árabe é uma realidade diferente para o homem de negócios ocidental. Em outros, o brasileiro possui algumas similaridades culturais. No geral, é importante dar especial atenção para os detalhes e as divergências comportamentais em relação ao que existe no Brasil.
A mediada em que o mundo se globaliza, a tendência é de que os ambientes de negócio sigam um padrão mais internacional de pontualidade, etiqueta e práticas comerciais. Apesar de a cultura negociadora caminhar lentamente para uma existência independente das diversas culturas nacionais, conhecer a cultura da outra parte pode ser um diferencial para facilitar o processo