e-commerce
Comércio eletrônico (também conhecido como e-commerce) é a automação das transações comerciais por meio das tecnologias de informática e telecomunicações. “A parcela mais visível do comércio eletrônico constitui-se do universo de lojas virtuais” (sites de compras) disponíveis na internet.
Atualmente a Internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Site e e-mail de empresa, Twitter, Facebook, Orkut e Youtube são apenas alguns exemplos de ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas a favor dos negócios. Colocar o seu produto na internet também é uma maneira de alcançar clientes fora de sua cidade, Estado ou até mesmo país. E isso pode ser feito por meio do site, o que significa divulgação 24 horas por dia. O número de internautas que compram pela web vem crescendo bastante. Esses clientes são interessados em variedade de produtos, prazo rápido de entrega, preço justo e parcelamento.
A previsão é de que o comércio eletrônico movimente muitos bilhões por ano. Um crescimento incentivado pela melhora dos sistemas de segurança somada à comodidade de comprar sem sair de casa e a preços competitivos.
Redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook valem ouro. São ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno tão recorrente e forte que não pode passar despercebido pelas pequenas e médias empresas.
. Há um benefício bastante grande em usar esse tipo de tecnologia porque agiliza os processos de negócios, as redes sociais, desde que utilizadas adequadamente, evitam duplicidade de informação, aumentam o trabalho colaborativo e melhoram os repositórios para criar um conhecimento coletivo da empresa.
Segundo Fuzaro, melhorar o conhecimento coletivo é essencial para criar potencial e diferencial competitivo. A empresa consegue melhorar os custos e a agilidade de processos de negócios" afirma.
Para o pequeno empresário, o uso dessas ferramentas pode ser aproveitado para uma série de