E-commerce
O e-commerce ou comércio eletrônico, refere-se a compra ou venda feita de forma não presencial. É um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como por exemplo, um computador. E em nossa realidade atual, diz respeito basicamente as transações efetuadas pela internet.
O termo e-commerce faz parte do e-business, e não se limita apenas as alto da venda, ele cobre todo o contato que a empresa possa ter como os seus clientes, desde a visita desse cliente ao site da empresa, independente da forma como ele chegou lá, até serviço de pós-venda.
E-COMMERCE = COMÉRCIO ELETRÔNICOE-BUSINESS = E-NEGÓCIO
Como surgiu o e-commerce?
O E-commerce surgiu logo depois do surgimento da web aproximadamente nos anos 90. O comércio eletrônico, no formato que conhecemos hoje, surgiu no Brasil aproximadamente em 1995.
O e-commerce é hoje mais que um processo de vendas on-line, é um canal de comercialização estratégica de mix de marketing das empresas, envolve as diferentes áreas como marketing, logística, infra-estrutura, tecnologia e administração. É um novo desafio para atender o cliente de forma rápida e eficiente.
Vantagens e Desvantagens do e-commerce
O e-commerce, como todo comércio apresenta tanto vantagens como desvantagens, sendo que cabe a empresa analisar e se conseguirá minimizar as desvantagens e maximizar as vantagens. Vantagens: facilidade de acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro, a visualização do negócio está disponível 24 horas e 7 dias por semana, rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções e maior comodidade para o cliente. Desvantagens: grande concorrência na web, fazendo com que a competição pelo preço seja acirrada, facilidade de imitação das ofertas pelos concorrentes e a insegurança ao nível das transações e pagamentos eletrônicos, entretanto, empresas especializadas em segurança neste tipo de pagamento estão minimizando esta