teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a grande depressão, criada na quebra da bolsa de valores em 1929. Com a crise todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise.
As novas ideias trazidas pela escola das relações humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essa teoria busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. O foco mudou de homo economicus para homo social.
Enfim ela surgiu com a experiência feita por Hawthorne. Elton Mayo fez teste na linha de produção, na busca de variáveis que influenciam positivamente ou negativamente a produção.
O primeiro teste foi feito para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade. Nesse teste, porem foi encontrado variáveis difíceis de serem isolados, o fator psicológico observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança, por exemplos lanches, intervalos, etc.
Então o resultado da oposição feita pela teoria das relações humanas, aos autores clássicos deu origem a teoria dos dois fatores. Ela se baseia na individuo para explicar o comportamento da organização para isso estuda a motivação humana. O administrador deve conhecer as necessidades das pessoas para compreender o seu comportamento e utilizar este entendimento absorvido para promover a melhoria da qualidade de vida nas organizações por meio da motivação. Um dos