administração
- ERP: permite que as decisões e a base de dados de todas as partes da organização sejam integradas, de modo que as consequências das decisões de uma parte da organização sejam refletidas nos sistemas do restante da empresa.
- JIT : significa produzir bens e serviços exatamente no MOMENTO EM QUE SÃO NECESSÁRIOS, visa atender à demanda instantaneamente (no menor tempo possível), com qualidade perfeita e sem desperdícios.
Abordagem Tradicional x JIT
Abordagem tradicional: Existência de estoques; Estoques tornam os estágios de produção independentes; Quando um problema ocorre em um estágio ele não se torna imediatamente aparente aos demais estágios; Busca a eficiência protegendo cada parte da produção de possíveis distúrbios.
Abordagem Just in Time: Não há estoques intermediários; Estágios de produção são dependentes; Quando problemas ocorrem em um estágio, todo o sistema percebe; Busca a eficiência expondo os problemas ao sistema.
Sistema Just In Time: Combate ao desperdício: atividades que consomem recursos e não agregam valor; Componente certo, no lugar certo e na hora certa; Resultados: estoques menores, custos mais baixos, melhor qualidade; Consequência: melhor retorno para o capital investido.
Elementos básicos do sistema JIT: Tempo de preparação: redução máxima do tempo de preparação das máquinas (setup); Colaborador multifuncional: ênfase nas mudanças rápidas e menores lotes; maior amplitude das habilidades dos colaboradores; Layout: estoque mantido no chão da fábrica; Qualidade: sistema projetado para expor os erros; Fornecedores: entregas frequentes; Melhoria contínua: kaizen.
Filosofia Just In Time: A filosofia está fundamentada em fazer bem as coisas simples, fazê-las cada vez melhor e em eliminar todos os desperdícios. Coloca ênfase no FLUXO DE PRODUÇÃO, procurando fazer com que os produtos fluam de forma