E-Commerce
INTRODUÇÃO
Com os constantes avanços que vem ocorrendo no ramo das comunicações a internet passou a ser uma ferramenta de enorme importância e uma constante na vida da população. Perante esse cenário surgiu um novo nicho de mercado: o comercio eletrônico, conhecido também como e-commerce.
Esse mercado esta em constante expansão, e seu sucesso se deve a comodidade oferecida a clientes e a economia de recursos por parte das organizações, que não precisam mais espalhar inúmeras filiais, investindo em um amplo quadro funcional e em custos operacionais diversos.
Porém nada seria dessa nova modalidade sem um bom planejamento logístico, que tem por obrigação oferecer um atendimento satisfatório: prazos coerentes, produtos certos entregues em locais certos a um custo aceitável e sem sofrer avarias de transporte.
O presente trabalho irá expor esse universo mercadológico, seus conceitos, pontos fortes e fracos; e principalmente como funciona seu sistema de gerenciamento de mercadorias e pedidos.
1. Conceito de e-commerce
Atualmente definimos como e-commerce qualquer tipo de negócio ou transação comercial que se da através de recursos da Internet. Como principais exemplos desse temos as centenas de lojas virtuais assim como sites de leilões e até mesmo os serviços bancários.
O sucesso do comercio eletrônico se deve principalmente ao fato de quebrar barreiras de tempo e distancia. É uma forma mais cômoda de se adquirir bens e serviços, por isso que atingiu o patamar que esta hoje, e continua se estendendo.
1.1. Pontos Fortes do e-commerce
- Comodidade: pessoas não precisam sair do conforto de sua casa para fazer compras, além de demandarem menor tempo para isso;
- Facilidade de pesquisa: em poucos minutos é possível averiguar os melhores preços, prazos e condições de um bem desejado;
- Economia: Em sua maioria os preços praticados por lojas eletrônicas são mais atraentes do que os de lojas convencionais;
- Corte de custos: Para as