E-commerce
Compreendemos a ideia de comércio eletrônico à tão somente à venda de produtos através da internet, porém este tipo de comércio é bem mais abrangente do que pensamos. Segundo NOVAES (2007, p.73): o comércio eletrônico são as “transações via qualquer outro meio eletrônico, tal como fax, internet, televisão interativa ou telefonia móvel”.
Comércio eletrônico (e-commerce) refere-se ao uso da internet e da web para conduzir negócios. Mais formalmente, diz respeito às transações comerciais realizadas digitalmente entre organizações e indivíduos ou entre duas ou mais organizações (LAUDON e LAUDON. 2004, p.271).
De acordo com SMITH(2000, P.74)
Negócios conduzidos exclusivamente através de um formato eletrônico. Sistemas que se comunicam eletronicamente uns com os outros são sistemas de e-commerce, e tem de ser capazes de funcionar normalmente com quaisquer aplicações da Internet que estiver planejado utilizar. Também se refere a quaisquer funções eletrônicas que auxiliam uma empresa na condução de seus negócios.
Dessa forma podemos resumir que o comércio eletrônico é uma forma de transação eletrônica para compra e venda de produtos e serviços para aquisição de bens (tangíveis ou intangíveis) disponíveis na rede através de lojas virtuais.
O comércio eletrônico trouxe as empresas e ferramentas com novas tecnologias, para realizar negócios eletronicamente com maior eficiência, rapidez e menor custo.
Para um negócio torna-se bem sucedido, é de extrema importância saber utilizar da maneira adequada à tecnologia disponível no mercado e também que seja apropriada aos consumidores do mercado extenso.
Esse mecanismo de venda pela internet busca integrar toda a cadeia de logística, desde a indústria, passando pelos atacadistas e distribuidores, e chegando ao consumidor final. Pela automatização das transações de compra e venda, as empresas podem reduzir seus procedimentos manuais e baseados em papel e acelerar pedidos, entrega e