E-commerce
Atualmente, a Internet é o meio de comunicação que mais cresce. Dessa maneira, cada vez mais, milhões de pessoas estão utilizando esse novo canal de comunicação, não simplesmente para se comunicarem, mas também como uma nova forma de se fazer negócio. O mundo digital está surgindo e com ele novas empresas, novos negócios e novas tendências. O uso da Internet se amplia enormemente a cada dia devido principalmente às suas características de fácil utilização, seu baixo custo ao disponibilizar os hiperdocumentos na rede, ao grande potencial de comunicação oferecido e a nova forma de comércio.
A mídia nacional e internacional citam de maneira exaustiva o termo comércio eletrônico. Mas o comércio eletrônico não é um fenômeno novo, na verdade há anos o comércio eletrônico é feito, seja quando uma compra é paga com cartão ou cheque eletrônico ou até mesmo através de troca de informações entre empresas através de uma rede de comunicação.
Essa nova forma de comércio utiliza os recursos tecnológicos da informática e da comunicação disponíveis para realizar operações tradicionais de compra e venda de forma mais rápida, segura e barata do que seria possível sem a utilização destes recursos. Com a utilização da Internet há uma globalização da economia, ou seja, deve-se considerar que qualquer pessoa no mundo pode se tornar um possível cliente. Dessa forma o perfil do cliente, questões de concorrência, marketing e a estrutura organizacional da empresa devem ser reavaliados de forma a se adaptar a esta nova economia. Com isto espera-se que a Internet seja usada como um novo instrumento de negócios, onde cliente e empresa sejam beneficiados.
1. O QUE É COMÉRCIO ELETRÔNICO?
Comércio eletrônico, e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou