transmiçao automatica
Graduação em Eng. Mecânica(Ênfase em Mecatrônica)
TRANSMISSÃO AUTOMATICA E CONVERSOR DE TORQUE
Belo Horizonte
2013
TRANSMISSÃO AUTOMATICA E CONVERSOR DE TORQUE
Pesquisa durante o curso de Graduação em Eng. Mecânica (Ênfase em Mecatrônica) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito de trabalho da disciplina de Introdução à Engenharia Mecânica.
Orientador: Denilson Laudares Rodrigues
Belo Horizonte
2013
SUMARIO
Sumário
1.1 INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa iremos descrever sobre a transmissão automática, como é o funcionamento, suas principais peças, os mecanismos, manutenção e uma comparação de custos com automóveis com transmissão convencional ou manual.
O objetivo da pesquisa é explicar o funcionamento da caixa de transmissão e dos principais componentes, o conversor de torque e os conjuntos de engrenagens.
Sabe se que existe duas grandes diferenças entre caixa manual e automática: Não existe pedal de embreagem na caixa automática, e também não se efetua a troca de marchas. A caixa automática e seu conversor de torque, e a caixa manual e sua embreagem,desempenham uma função idêntica porém de formas diferentes.
A metodologia utilizada foi a bibliográfica, enriquecida com muitas imagens que ilustram os componentes da caixa de transmissão.
2.1 conversor de torque um motor é conectado ao câmbio por meio de uma embreagem. Sem essa conexão, um carro não seria capaz de parar completamente sem deixar o motor morrer. Mas carros com câmbio automático