E-commerce
COMÉRCIO VIRTUAL
INTRODUÇÃO
E-Commerce ou comércio Eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou seja, pela Internet. Você pode adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis nas grandes redes por meio de lojas virtuais. Você pesquisa, escolhe, especifica características-modelo, tamanho, cor, periodicidade – e a forma de pagamento. Depois recebe, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço diretamente em sua casa.
VANTAGENS DO E-COMMERCE
A vantagem para as lojas virtuais é que elas não necessitam de espaço físico, diminuindo custos. Além disso, estão abertas 24 horas por dia e oferecem serviços personalizados de acordo com o perfil do consumidor. Elas também podem existir como serviço complementar e uma rede de lojas e serviços já existentes somente na Internet.
Enquanto os consumidores vão aos poucos, sentindo-se seguros com as compras on-line, as empresas investem em segurança e ampliam a oferta e a qualidade dos produtos e serviços. Nesse processo, acontece uma evolução, e novos hábitos vão, aos poucos fazendo parte da vida de milhares de pessoas. E outra vantagem é a redução dos custos operacionais e os lucros maximizados(caso as vendas sejam feitas apenas em um comércio eletrônico).
TIPOS DE VENDAS NO E-COMMERCE
As vendas através deste sistema podem ser feitas de duas maneiras: B2B(Business- to –business; venda de empresa para empresa, ou B2C(Business-to-consumer); venda da empresa para o consumidor final).
E-commerce no Brasil
Segundo o e-bit, no Brasil em 2011 haviam mais de 30 milhões de e-consumidores, há 10 anos atrás este número eram de 1.1 milhões, crescimento de mais de 2.600%. Em 2011 estes consumidores compraram mais de 20 bilhões de reais, sendo os produtos mais vendidos:
Livros, Revistas e Jornais
Saúde e Beleza
Informática
Eletrodomésticos
Com a