E-commerce
Pablo Olivier[2]
RESUMO
As relações comerciais são inerentes ao homem, às expansões destas relações amplificam-se através do desenvolvimento promovidos pelas sociedades, principalmente nos aspectos tecnológicos. O Comércio faz parte da natureza humana e é praticado há séculos, é nesta relação que as pessoas obtêm a satisfação de suas necessidades e desejos. Nos últimos anos, a tecnologia cresceu significativamente criando uma nova perspectiva de negócios nas empresas tanto em relação operacional como estratégico. O Comércio eletrônico em escala mundial, o uso da internet e de outras formas de transmissão eletrônica para comprar e vender tornou as transações entre companhias (business-to-business) e consumidores (business-to-consumers), mais eficientes na medida em que os computadores permitem trabalhar com melhores possibilidades, e maior eficiente em atingir as necessidades do consumidor. Portanto, o comércio eletrônico, como uma modalidade nova de comércio, representa um desafio para quem precisa se adaptar a esta situação, com o desenvolvimento de alternativas que garantam a competitividade.
PALAVRAS-CHAVE: e-commerce, tecnologia, business-to-business.
1. Introdução
A Tecnologia da Informação cresceu de forma significativa dentro das organizações dando uma nova cara para as relações operacionais e estratégicas. Grande parte disso se deve a competitividade e a busca continua do sucesso nos negócios. O e-commerce surge com a proposta de melhorar a aquisição de mais clientes para a organização, conhecendo seus anseios e proporcionar uma melhor qualidade nas vendas além de expandir as relações de comércio.
2. Comércio Eletrônico
“Definimos e-commerce como a compra e a venda por meios digitais.”
(O’BRIEN, 2004, p.205). Comércio eletrônico ou comércio virtual é o ato de comprar e vender pela Internet. Hoje, vários ramos da economia praticam esse tipo de comércio, motivando as empresas a investirem em estratégia e