Trabalho
1 - O estado deve saber toda a movimentação financeira, ou seja, o que está está entrando e saindo do país, ele deve ao mesmo tempo acumula-lo caso sofra uma crise e investir para continuar desenvolvendo.
2 – Segundo Herry Braveman, é o estado que vai garantir as relações sociais do capitalismo, constituindo-se como o protetor da crescente distribuição desigual da propriedade que o sistema traz consigo, mantendo as divisões entre as classes.
3 - A ) O domínio da Africa e da Oceania foi feito nos moldes da dominação da América latina e do Brasil, para a obtenção de matérias primas para a produção de manufaturas, ao contrario da Asia, que já tinha laços comerciais estabelecidos e era fonte de especiarias.
B ) Porque a Asia ainda oferecia aos europeus toda a condição de obtenção de mercadorias baratas e matérias primas de fácil obtenção.
4 – Segundo Hobsbauwn, a repartição do mundo entre pequeno numero de estados foi a expressão mais obvia da crescente divisão do planeta em fortes e fracos. Nos dizeres de Lenin, esse é o famoso Imperialismo, fase superior ao desenvolvimento capitalista, que entre outras coisas, levava á divisão territorial do mundo entre as nações mais poderosas.
5 - O avanço capitalista na África e na Ásia prejudicou a economia dos povos desses continentes. Para os colonizadores, as colônias deveriam suprir a metrópole de matérias-primas necessárias à industrialização. No sudoeste asiático, por exemplo, foram criadas fazendas produtoras de borracha para exportação, em antigas zonas de cultivo de arroz.
6 - A colônia devia absorver grande parte do capital excedente da metrópole. Para que os investimentos se tornassem lucrativos, era preciso criar um infra-estrutura de exportação: estradas de ferro, pontes, portos. Portanto, a economia dos países colonizados devia ser reorientada de acordo com as novas necessidades criadas pelos investimentos nas atividades de exportação.
7 - Entre o período que vai do final da