E Commerce Americanas
ADMINISTRAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR CARINO
ESTUDO DE CASO
Integrantes: Amanda Fernandes Bruna Lobo Daniela Romano Tayssa Maghelli
Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESCRIÇÃO 3
3. CLASSIFICAÇÕES 5
a) O e-commerce é puro ou parcial? 5
b) Qual o tipo de e-commerce? 5
c) Qual mecanismo é utilizado? 6
d) Qual é o tipo de suporte utilizado para pagamentos eletrônicos? 6
4. CARACTERÍSTICAS 6
a) Pontos Fortes 6
b) Pontos Fracos 7
REFERÊNCIAS 7
1. INTRODUÇÃO
O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões até produtos que, há pouco tempo, eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos.
O site Americanas.com foi fundado em setembro de 1999 e faturou seu primeiro pedido no mês de novembro do mesmo ano.
Um dos pontos focais da empresa é a excelência logística. No início, o prazo máximo de entrega era de 5 dias no Brasil, sendo que em São Paulo e no Rio de Janeiro esse prazo não durava dois dias. Hoje, graças a centros de distribuição bem localizados e compartilhados com a coirmã física – em SP, RJ e PE – o prazo máximo de entrega em todo o território nacional é de 48 horas.
O pioneirismo nas formas de pagamento também marcou a história da Americanas.com. Apesar de ter entrado no mar revolto do e-commerce tardiamente, foi o primeiro site de varejo da grande rede que desenvolveu um sistema de cobrança de cartão de crédito online.
Em 2003, a Americanas.com tornou-se líder em