Estudo de Caso
LOJAS AMERICANAS (www.americanas.com)
Administração de Sistemas de Informação II – Prof. Nairon Neri Silva
Resumo
Este trabalho visa mostrar o desempenho do e-commerce de uma loja virtual, como funciona e se seus objetivos estão sendo alcançados de forma satisfatória. Identificaremos as vantagens e desvantagens desse negócio, bem como suas formas de atrair o público nesse segmento que só cresce em todo o território nacional. Serão mostrados alguns resultados da loja em estudo e, baseado nesses números, discutiremos a opinião do grupo.
Palavras-chave: E-commerce; Internet;
1. Introdução
Este artigo foi baseado nas estratégias de venda por meio de E-commerce das Lojas
Americanas S.A. (www.americanas.com), em que será mostrado através de gráficos e demonstrativos financeiros a evolução desse tipo de vendas, muito utilizado nos dias de hoje por grande parte do comércio nacional e, principalmente, internacional.
Segundo o diretor do Portal WebMarketing, Carlos Pinto Ascensão1, e-commerce ou comércio eletrônico é um conceito aplicável a qualquer tipo de negocio ou transação comercial que utiliza a transferência de informação através da internet. No início, o ecommerce era utilizado basicamente na comercialização de produtos de baixo valor, como livros e cd’s. Hoje, abrange diversos tipos de negócios, desde sites de retalho destinado a consumidores, à sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações e é considerado uns dos fenômenos de maior crescimento da internet.
1
Carlos Pinto Ascensão exerce funções de direcção e gestão de empresas há mais de quinze anos. Actualmente é empresário no sector do e-Business, consultor de Webmarketing, formador, e orador em diversas organizações. No plano académico possui um Mestrado em Gestão, uma Pós-Graduação em Marketing e Vendas e uma Licenciatura em Direito. Adquiriu ao longo dos anos competências nas áreas do e-Business e Tecnologias de Informação,