e assim
José emerson Oliveira araújo lidia batista do nascimento
RELATÓRIO DE FÍSICA PÊNDULO SIMPLES
ana flávia vieira césar Ricardo ferreira di tavares débora lopes e silva
José emerson Oliveira araújo lidia batista do nascimento
RELATÓRIO DE FÍSICA PÊNDULO SIMPLES
Relatório apresentado à disciplina Física
Ministrado pela professora Karlla
OBJETIVO:
O objetivo do trabalho foi estudar o período(T) do pêndulo e a verificação da equação ().
INTRODUÇÃO: Pêndulo simples é um corpo ideal que consiste de uma partícula suspensa por um fio inextensível e de massa desprezível. Quando afastado de sua posição de equilíbrio e solto, o pêndulo oscilará em um plano vertical sob a ação da gravidade; o movimento é periódico e oscilatório, sendo assim podemos determinar o período do movimento.
TEMPO:
Aceitamos o tempo como um conceito primitivo, isto é, entendemos ou concebemos seu significado sem que necessite ser definido, sem que alguém precise dizer o que ele é.
Associamos o tempo à sucessão de acontecimentos. Nós o sentimos, por exemplo, no envelhecimento dos seres vivos à nossa volta, nas mudanças de regimes políticos, no surgimento de novos estilos musicais, no avanço tecnológico etc.
Para atender à necessidade de um padrão de tempo mais preciso, vários países desenvolveram os chamados relógios atômicos. Baseado em uma freqüência característica do isótopo césio-133, instalado no NIST. Os Estados Unidos usam-no como base para o Tempo Universal Coordenado(UTC), que está disponível através de sinais de ondas curtas e também por telefone.
Em 1967, a 13a conferência geral de pesos e medidas adotou um segundo-padrão baseado no relógio de césio:
Um segundo é o tempo necessário para que haja 9.192.631.770 oscilações da luz (de um determinado comprimento de onda) emitida por um átomo.
Medimos o tempo por meio da