Eu sou assim
Na aula-tema passada, você teve a oportunidade de construir conhecimentos relacionados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nesta semana, você terá acesso a leituras que levarão à reflexão sobre as práticas educativas das escolas regulares.
O primeiro texto sugerido é "A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", que deve ser entendido como mais um documento capaz de provocar os pensamentos rumo ao ensino inclusivo.Tal política tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino à construção de respostas às singularidades que emergem em meio às práticas educacionais. A leitura deste documento proporcionará oportunidades de aprendizagem sobre: a natureza excludente de nossas escolas; os motivos que vêm sustentando a defesa de espaços de aprendizagem separados para alguns; e o quanto desqualificamos o ensino por nós produzido, quando selecionamos "quem fica dentro e quem fica fora" do ensino regular, fortalecendo uma lógica discriminatória, meritocrática e excludente.
Ainda com relação ao texto sobre política, no tópico III – "Diagnóstico da Educação Especial", você terá acesso aos indicadores da Educação Especial no que se refere ao acesso à educação básica, matrícula na rede pública, ingresso nas classes comuns, oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), acessibilidade nos prédios, entre outros dados. Já no item VI, encontra-se a definição da Educação Especial entendida como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Ela realiza o AEE, disponibiliza recursos, serviços de acordo com as necessidades dos estudantes e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Outros dois importantes