Válvulas
INTRODUÇÃO
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
A aplicação de pneumática e hidráulica em automação tem se dado de forma concreta em função das inúmeras vantagens que ambas propiciam, com ganhos consideráveis sobre outras tecnologias. São aplicadas em diversos ramos de atividades, sobretudo na indústria, cada uma com um campo de atuação bem definido. Os sistemas hidráulicos e pneumáticos são compostos de equipamentos tais como cilindros,motores, válvulas, chaves de fim de curso, sensores, relés, sinalizadores, microcontroladores, CLP‟s, etc., inter-relacionados, a fim de que os atuadores (cilindros e motores) executem uma função pré – estabelecida, comandados pelos outros equipamentos descritos.
As vantagens e limitações dos sistemas pneumáticos são decorrentes basicamente da compressibilidade e da baixa viscosidade do ar, enquanto os sistemas hidráulicos podem ser submetidos a maiores pressões porém seu alto custo torna seu uso , às vezes, inviável.
Comparação dos sistemas:
• Sistema pneumático Vantagens: Matéria prima abundante e de baixo custo; facilidade no transporte e armazenamento de energia; não poluente; resistente a ambientes hostis; segurança; boa velocidade dos atuadores; auto proteção contra sobrecargas. Desvantagens: Economicamente inviável para pressões acima de 20 kgf/cm²; escape ruidoso; pequenas forças; requer tratamento inicial do ar; controle de velocidade impreciso.
• Sistema hidráulico: Vantagens: Grandes pressões e forças; possibilidade de variações micrométricas de velocidade; autolubrificação; permitem uma rápida e suave inversão dos movimentos, devido a baixa inércia. Desvantagens: Alto custo; baixo rendimento (atritos, transformação de energia, vazamentos internos); sensível às variações de temperatura (variação da viscosidade, risco de incêndio).
Dentro desses sistemas e dos elementos que a compõem, vamos nos ater basicamente às