Assim
4.1. CONCEITO
Denomina-se fluxo de caixa ao conjunto de entradas (recebimentos) e/ou saídas (pagamentos) de recursos financeiros, distribuídos ao longo do tempo. É o movimento do dinheiro no tempo.
4.2. REPRESENTAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
A noção de fluxo de caixa vem da necessidade de se representarem os recursos ora do lado do captador, ora do lado do aplicador.
Considerando-se que as operações de captação e aplicação de recursos geram, respectivamente, recebimentos (entradas) e desembolsos (saídas) de dinheiro (caixa) ao longo do tempo, como se pode representar esses fluxos de caixa, de modo que haja uma visualização do perfil financeiro de cada operação ?
Existem duas formas de representação de fluxos de caixa, a saber:
a) diagrama de fluxo de caixa; e
b) quadros ou tabelas.
Vejamos, a seguir, as características principais de cada uma dessas formas.
Diagrama de Fluxo de Caixa é a representação gráfica do fluxo de caixa, ou seja, é uma descrição temporal e direcional das transações financeiras.
O diagrama começa com uma linha horizontal denominada linha de tempo. Ela representa o período de duração da operação financeira e é dividida em períodos de acordo com as entradas e saídas de recursos ocorridas durante o intervalo de tempo analisado.
Veja agora um exemplo de diagrama de fluxo de caixa, representando um empréstimo no valor de $ 100, pago em 4 parcelas mensais de $ 30:
30 30 30 30
Sob a ótica do emprestador, neste fluxo estão representados:
4 períodos de tempo (4 meses)
1 fluxo de saída de recursos no valor de $ 100;
4 fluxos de entrada de recursos no valor de $ 30.
Já sob a ótica do tomador de recursos, o mesmo