Modelo de relatório
A lei ficha limpa proíbe que candidatos condenados ou que tenham renunciado antes que houvesse a cassação. Essa lei será importante pois não atuará do mesmo jeito que as CPIs, já que a Comissão Parlamentar de Inquérito parava de investigar a situação dos políticos se esses saíssem do cargo antes de ser aberto o inquérito e com a nova lei será julgado mesmo não estando mais em serviço.
Também há a polêmica sobre a quebra do sigilo fiscal, de acordo com o partido do presidenciável Serra, um partido concorrente do dele, o PT, obteve informações sobre sua filha. Já o partido de Dilma nega as acusações e afirma que criaram essa situação para confundir os eleitores e como meio de tirar votos do partido dela que estava liderando nas pesquisas.
Além disso, a eleição foi marcada pela candidatura de candidatos exóticos. Esses candidatos, para o partido, são meios de conseguir votos na legenda do partido, como é o caso de Tiririca, o deputado federal mais bem votado do país, que poderá levar para a câmara muitos outros deputados. Porém, a situação de Tiririca ainda não está definida, pois entraram com um processo contra ele, alegando o analfabetismo do candidato e a falsificação de documentos para que isso não fosse descoberto.
Portanto, a lei ficha limpa veio numa tentativa de melhorar o perfil dos candidatos que concorrem a algum cargo político. Além disso, nestas eleições, houve várias controvérsias em relação à vida dos políticos, como o caso da quebra de sigilo fiscal e o dos candidatos caricatos. Isso mostra como as