E 1 P 3 FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CI NCIAS
Disciplina: Fundamentos e Metodologia de Ciências
Pedagogia 7° Semestre
Acadêmicos (as): Renato Martinez Acosta RA: 365093 Sharon Tracy Neves RA: 366447
E 1 P 3
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
A importância das atividades investigativas e das interações discursivas em sala de aula no ensino de Ciências no nível fundamental podem ser entendidas como situações em que o aluno aprende ao envolver-se progressivamente com as manifestações dos fenômenos naturais, experimentando, errando, interagindo com colegas, com os professores, expondo seus pontos de vista, suas suposições, e confrontando-os com outros e com os resultados experimentais para testar sua pertinência e validade. Esses processos de ensino aprendizagem têm no início da escolarização uma importância ainda maior, pois auxiliam os alunos a atingir níveis mais elevados de cognição, o que facilita a aprendizagem de conceitos científicos.
Tendo em vista as dificuldades encontradas pelos alunos para aprenderem os conceitos científicos no ensino de Ciências o PCN tem discutido e apontado em seus estudos alternativas metodológicas para a melhoria da qualidade deste ensino.
A maior parte do tempo dedicado às aulas laboratoriais é utilizada para manipulação de aparatos e realização de medições, aspectos que contribuem muito pouco para inter-relacionamento da teoria com a experiência.
Essa orientação, na qual o comportamento mecânico do aluno é requerido nas primeiras etapas do processo e o envolvimento cognitivo só advém na parte final da atividade, retrata a ênfase dada pelos professores aos objetivos relacionados apenas à aquisição de conhecimento mecânico em detrimento de objetivos que levem à compreensão da natureza da Ciência ou ao desenvolvimento de atitudes.
A preocupação em desenvolver atividades práticas começa a aparecer de maneira marcante. O aluno começa, então a vivenciar o Método Científico. Mas,