d joao
2: A corte portuguesa decide entao ir para o brasil deixando portugal á sua própria sorte. Os ingleses ofereçem escolta(proteçao) á família real portuguesa. E garantem que utilizarão as suas forças militares para expulsar as tropas napoleónicas do solo português. Assim sendo a capital portuguesa passa para o rio de janeiro.
Mas como ninguem faz favores sem esperar nada em troca os ingleses exigiram que as taxas alfandegárias fossem menores para os produtos ingleses.
3: D. joao no brasil decreta a abertura dos portos brasileiros ás nações amigas. O que significa tal atitude? Para Portugal, prejuízo: perde o monopólio do comércio brasileiro. Para o Brasil, lucro: com o fim do Pacto Colonial. Para a Inglaterra, é ótimo: tinha uma quantidade imensa de mercadorias encalhadas, que agora podem ser vendidas no Brasil. Napoleão é derrotado pelas forças militares inglesas tornando assim o brasil um reino unido.
Com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, Portugal passa a ser governado por um general inglês; Strangford.
Revoltados os grandes comerciantes da cidade do Porto iniciam um movimento chamado Revolução Liberal do Porto pois pretendiam recolonizar o Brasil, por isso exigiam o retorno de D. João para Portugal. Ameaçando destroná-lo caso isso não ocorresse.
4: Com medo D. João regressa e deixa seu filho D. Pedro, como regente do Brasil. Mas antes de partir, D. João VI procurou garantir à sua família o governo do rico e imenso território brasileiro. Por isso, despediu-se de seu filho, dizendo: “ Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás de respeitar, do que para alguns desses aventureiros”.