D. Joao V
Disciplina de Português – 12º ano
Professora Maria de Fátima Campos Costa
Biografia
D. João V nasceu em Lisboa a 22 de Outubro de
1689, e faleceu em Lisboa, a 31 de Julho de 1750.
Era o segundo filho de D. Pedro II, e da sua segunda mulher, a rainha D. Maria Sofia Isabel de
Neuburgo.
Casou em 9 de Junho de 1708 com D. Maria Ana de Áustria e recebeu os cognomes de O Magnífico ou O Rei-Sol Português, em virtude do luxo de que o seu reinado se revestiu. Alguns historiadores recordam-no também como O Freirático, devido à sua conhecida apetência sexual por freiras.
Reinado
• D. João V governa Portugal durante 44 anos (1706 – 1750 ), um dos mais longos da História portuguesa, como rei absoluto.
• Graças às grandes quantidades de ouro e diamantes que vinham do Brasil, a que se juntavam os lucros obtidos no comércio do tabaco, açúcar, vinho e sal, D. João V detinha uma grande riqueza, com a qual conseguia manter a nobreza debaixo do seu domínio (distribuindo cargos, pensões e títulos), assim como enviava riquíssimas embaixadas a vários países.
Culturalmente
Diferenças sociais durante o reinado
• A Corte vivia com muito luxo e ostentação e o rei dava festas esplêndidas e os nobres vestiam, de acordo com a moda francesa, trajes riquíssimos.
• Entretanto, o povo vivia com muitas dificuldades: no campo, os que não emigravam para o Brasil continuavam a praticar uma agricultura de sobrevivência e tinham de pagar pesados impostos; na cidade, ocupavam-se das tarefas domésticas e de outro tipo de serviços como vendedores ambulantes, artesãos, criados, etc., não conseguindo obter grandes rendimentos.
• A época de D. João V foi o período de maior fluxo de ouro brasileiro, mas o aumento da receita pública e privada não se repercutiu em transformações duradouras no plano económico, ou em modificações sensíveis na estrutura social portuguesa.
•
O rei consumiu quase tudo quanto ao estado coube no rendimento